quarta-feira, 16 de setembro de 2009

DIAMANTE MANDARIM - Poephila Guttata

DIAMANTE MANDARIM - Poephila Guttata




O Diamante Mandarim: É uma ave bonita de fácil manutenção com cerca de 11 cm de comprimento que se encontra praticamente em todo o território Australiano. Encontra-se tanto em estepes e savanas como em campos de cultivo, jardins e quintas. É o mais conhecido e mais robusto dos exóticos do seu grupo, e assim é o mais aconselhável a quem se inicia nas aves exóticas. Não necessita de passar por uma fase de adaptação, pois vem sendo criado na Europa à muitas décadas.


O seu caracter: é geralmente pacifico, mas pode-se tornar agressivo na época de acasalamento. É muito fácil de reproduzir e de criar visto qualquer cestinho ou caixa pequena lhe serve para nidificar e normalmente cria os filhotes sem problemas. Actualmente encontra-se com uma grande variedade de cores :cinzentos, castanho-amarelado, castanho e branco dos lados, prateado, creme e branco.

A determinação do sexo: é fácil em alguns casos, pois somente o macho apresenta riscas negras no peito e manchas cor-de-laranja nas faces. Em outros casos apenas se destingue o macho por este apresentar uma cor vermelha mais intensa no bico.


A alimentação: reside em sementes simples para canários e mistura de painço. As verduras também são muito importantes por exemplo gramídeas, morrião dos passarinhos, dente de leão, espinafres ou alface . Também comem algumas frutas, mas a mais apreciada é a maça. Na altura da criação deve dar-se papa de criação.


Na minha opinião como criador, esta ave é muito dócil e de facil criação, basta ter um macho e uma femea em boas condições fisicas, e terem água mudada diaramente e a sua respectiva alimentação que criam facilmente.
É uma ave que é muito bonita de se ver reproduzir, pois faz ninhos muito elaborados, e tem variadissimas cores, acho que é uma excelente ave para iniciar a criação de aves.

9 comentários:

  1. Caro.

    Tenho uma dúvida e gostaria se possível, que você que possui mais experiência que eu na criação de aves, me responda.
    Tenho um casal de diamante de gould botando e como não estão chocando fui comprar uns manons.
    O vendendor dos manons, me informou que os mandarins chocam e criam dos diamantes de gould tanto quanto os manons.
    Agora estou em dúvidas, pois estive lendo que os manons são usados para criarem e chocarem os ovos dos mandarins.

    Que compra vc sugere?

    Obrigado e no aguardo.

    Att.

    Diego
    Meu e-mail: dscattar@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. bom dia por favor se me poder informar fico agradeçida tenho 2 femeas de agaponis rosellis tenho 2 machos de personata sera que posso juntar os 4 nao tenho experiençia em aves nao queria fazer asneira obrigada

    ResponderEliminar
  3. ola eu sou o joão eu tinha 1 casal de diamantes mandarim e fa criaram uma cria mas infelizmente ela morreu á nascença mas entretanto recebi como presente 1 outromacho e queria saber se para eles voltarem a criar e preciso ter outra femea ou eles criam com dois machos e uma femea? o meu mail e :jprouxinol@ hotmail.com aguardo a resposta em breve obrigado

    ResponderEliminar
  4. Mandarins chocam e criam filhotes de diamante de gould. Obrigado.
    Adilon - RS- Brasil
    Meu email blankrodrigues@bol.com.br

    ResponderEliminar
  5. Desculpe estou elaborando melhor minha questão q trata-se de um questionamento
    Mandarins chocam e criam filhotes de diamante de gould? Obrigado.
    Adilon - RS- Brasil
    Meu email blankrodrigues@bol.com.br

    ResponderEliminar
  6. eu tenho um casal de mandarim e eles botam muitos ovos + nenhum nasce oq posso fazer?

    ResponderEliminar
  7. Gostaria de saber se vc emite certificado de licença se eu comprar algumas aves de vc.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. queria saber se mandarins chocam ovos de diamantes gould e também saber qual o melhor passaro para se tirar filhote e ter bons resultados nas crias...grato

    ResponderEliminar
  9. Tenho 3 ovos diamante gould no ninho dos mandarins a chocarem sera que vou obter resultados positivos? rxnp - patoche_ac@hotmail.com

    ResponderEliminar