quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Agaponis Personata

AGAPORNIS PERSONATA



Distribuição: Tanzânia

Tamanhos médios: Entre 15 e 16 centímetros, aproximadamente.

Distanção entre sexos: Não existem características exteriores que permitam distinguir os machos das fêmeas. Um amante de aves experiente pode sentir a diferença entre os ossos pélvicos, que no caso das fêmeas são mais afastados. Em muitos casos, a fêmea é maior do que o macho.



Caracteristicas Sociais: Quando estão juntos, os agapornis personata, são aves gregárias que podem ser criadas em grupo, sem quaisquer problemas. Pode também adquiri-los e alojá-los em recinto fechado numa gaiola espaçosa. No entanto, deve Ter atenção, caso não adquira estas aves ao mesmo tempo. As aves solitárias não aceitam facilmente um intruso.



Alojamento apropriado: Estas aves podem ser criadas num viveiro ao ar livre ou em recinto fechado ou numa gaiola (de criação) espaçosas. Embora estas aves sejam excelentes voadoras, também gostam de fazer acrobacias e de trepar.

Por conseguinte, pode criá-las numa gaiola que seja mais alta do que larga. De qualquer maneira, o viveiro ou a gaiola devem ser feitos de um arame extremamente resistente para o gradeamento. Não vale a pena colocar plantas no viveiro, uma vez que as aves roem-nas até as desfazerem, em menos de um ápice.



Temperatura Ambiente: Não terá de tomar quaisquer medidas extraordinárias no caso de criar estas aves ao ar livre, desde que tenham acesso a um abrigo noturno que as proteja da gaiola.



Alimentação: Estas aves devem ser alimentadas com uma boa mistura de alimento para periquitos, que pode suplementar com pequenas quantidades de frutos e ervas. Durante a época de gestação, deve proporcionar-lhes suplementos e alimento à base de ovos. Devem sempre dispor de uma mistura de areia.



Actividade: Estas aves são enérgicas e ativas e utilizam todos os espaços do viveiro ou gaiola. Adoram banhar-se na água e o seu canto pode ser muito ruidoso e lancinante.



Criação: É aconselhável não tentar fazer criação destas aves antes de atingirem um ano de idade. Uma caixa de ninho adequada deve Ter na base uma área de 25x25 centímetros e uma altura de 30 centímetros.

Constroem um ninho a partir de todos os tipos de materiais toscos. Põem três ou quatro ovos que a fêmea choca durante um período de 18 a 20 dias, aproximadamente. A plumagem ocorre passados cerca de 45 dias. Algumas semanas após as cria nascerem.

Os pais podem manifestar comportamentos agressivos contra elas. Assim. É aconselhável retirar as crias na ocasião propícia. Estas aves podem perfeitamente ter várias gestações por ano, mas não deve permitir que fiquem exaustas, retirando a caixa de ninho após a Segunda gestação.



Mutações: Existe uma variedade de mutações. A semelhança dos periquitos de rosto de pêssego, existem mutações claras, escuras e verdes-olvia, bem como mutações cor de malva, azul-celeste e azul-cobalto, por vezes em combinação com tons pastel. Finalmente, existem também lutinos (amarelo com olhos vermelhos) e albinos (branco com olhos vermelhos).

18 comentários:

  1. gostaria de saber se o agaponis pode ser criados com calopsitas ,periquitos australionos e calafates no viveiro de 9 de comprimento e 2,5 de largura e2,5 de altura.

    ResponderEliminar
  2. Olá boa noite, não, nao deve ser todos juntos, por muito que seja grande juntar aves de bico curvo com aves de bico liso nunca da bom resultado.. E como deve saber essas aves que mencionou são aves territorias, principalmente os agapornis, que a primeira opurtunidade entram nos ninhos das outras aves em reproduçao e destroem as criações...
    Cada raça junta com a sua especie ou raça.

    ResponderEliminar
  3. Mistura para caturras serve para estas aves?

    ResponderEliminar
  4. boas
    tem agaponis juvenis para venda? quais?
    estou interessado num para domesticar.
    andrea
    andrea_oliv@hotmail.com

    ResponderEliminar
  5. Sim a mistura para caturras é o que dou, eu misturo por exemplo 5kg catuuras com 1kg de canarios, mas ha muitas maneiras isto eu faço assim.

    ResponderEliminar
  6. Sr. Andrea se quizer agaponis juvenis em principio lá para novembro/dezembro ja devo ter , ainda ta interessada?

    ResponderEliminar
  7. ta td bem?eu sou criador de piriquitos e comprei resentemente red ramp um casal mas tambem quero começar a criar agaponis em que altura começam criar?com quanto tempo começam a criar?mande mail corsamoreira@hotmail.com

    ResponderEliminar
  8. magalhaez boa tarde os meus agapornis acredito ser personata pois comprei eles como agapornis somente o informado
    pois o macho e azul e a femea e cinza e branco
    cortei as penas deles entao eles vooam apenas ate 1 metro do chão.gostaria de saber se e viavel cortar as penas nao foi a asa foi apenas as penas e tenho que fazer isso a cada 1 mes e meio pois elas crescem iguais a cabelos
    outra questão tambem magalhaez e o fato deles não se aproximarem a mim eles tem muito medo a femea entao qd a pego ele fica me bicando como louca gostaria de saber se ha uma maneira de domesticalos para que fiquem no ombro e no convivio de minha familia e não so em cima do viveiro. obrigado

    ResponderEliminar
  9. boa noite gostaria de saber se posso ter personata azul e outro verde

    ResponderEliminar
  10. vc tem agapornis personata verde e jovem(tipo uns 2 meses de idade)?

    ResponderEliminar
  11. olá, boa tarde gostaria de saber se posso juntar mais um casal de agarponis personatas aos que eu já tenho na gaiola? cumps

    ResponderEliminar
  12. Olá, não sei a linhagem que meu agapornes é. Acredito que seja personata. Ele tem tom de cinza nas asas e vai ficando mais claro no pescoço, mas basicamente é cinza. Qual linhagem ele pertence? Obrigada.

    ResponderEliminar
  13. olá,Meus personatas estão fazendo ninho,quando elas postarão os ovos e tenho que dar alimentação para os filhotes ou a fêmea mesmo dá? e se for eu o que tenho que dar?

    ResponderEliminar
  14. Uma Duvida o meu é verde com tons amarelos e bico vermelho com rosto amaronzado igualzinho na foto lah em cima... Mais ele costuma ser brabo e nao gosta que pegue nele e é bastante inteligente isso é normal? eles serem brabos?

    ResponderEliminar
  15. boa tarde gostaria de saber qual é a melhor altura do ano para acasalarem?tinha 3 agaponis porque havia um que ninguem me sabia dizer se era macho ou femia,so que esse começou a pegar se muito com os outros e coluquei numa outra gaiola e agora começou a fazer ninho.sera que e uma femea?bruno_ribeiro84@hotmail.com

    ResponderEliminar
  16. tenho 4 crias com +-47 dias, 3 são iguais à mãe 1 é igual ao pai, o que é igual ao pai, ele agora não o quer alimentar e está sempre a atacá-lo, não quer que saia do ninho, a femea não faz nada para o defender.
    a femea a outro filhote arranca-lhe a toda a hora as penas, tem uma grande falta de penas no dorso.
    não sei o que fazer, tiro o macho da gaiola, e fica só a femea com os filhos, ou tiro os filhos todos.
    obrigada

    ResponderEliminar
  17. tenho dois agapornis mas não sei o se são casal um deles botou, como saber se posso tirar os ovos ? quanto tempo presciso esperar para ver se vai tirar filhotes?

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde. Tenho um casal de agaponis e vejo um comportamento muito agressivo por parte da femea, é muito má para o macho. Ele já galou os ovos e até já tiveram filhotes, só que a femea ou os atira a baixo do minho ou magoa-os levando á morte praticamente logo após a mascença. Sabe-me dizer o que leva a femea a fazer isso?

    ResponderEliminar