quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Pardais de java

Pardal de Java - Calafate

História:O pardal de Java é originário da região das ilhas de Java e Bali, na Indonésia, China Meridional e Filipinas e adaptou-se facilmente à presença humana ao longo dos tempos.
Temperamento:O pardal de Java é bastante sociavel e pacifico, por isso adapta-se facilmente ao convivio com outras aves, desde que sejam mantidas em grupos pequenos. O principal é que tenham bastante espaço para que possam desfrutar ao maximo a companhia das outras aves, sem que fiquem com a mobilidade prejudicada. Dificilmente os pardais de Java vão brigar com aves de outras especies. São aves que gostam do ambiente em que vivem e de se movimentar por todo o aviario e de tomar longos banhos, principalmente no Verão. Desta forma, o melhor a fazer é colocar um recipiente no chão do aviario ou mesmo no chão. No entanto, após o banho, deve-se retirar o recipiente para evitar que o animal beba a água suja do banho.

Descrição:A distinção entre machos e fêmeas não é muito fácil, já que a única diferença um pouco mais visível é o bico do macho, que é um pouco maior e mais vermelho do que o da fêmea. Além disso, a auréola à volta dos olhos também é mais acentuada nos machos. Mas o meio mais eficaz de diferenciar os dois sexos seja o canto, pois os machos são os únicos que cantam, de uma forma suave e melodiosa. Pode atingir um tamanho de 13 a 14 centímetros, aproximadamente.
Variantes:As variações conhecidas do pardal de Java, além da cor-padrão cinzenta, são a branca, tons pasteis, amarelo-claros e malhadas.

Alojamento:O mais importante na criação dos pardais de Java quando falamos de alojamento e o espaço. Podem ser criados num avirio ou numa gaiola, desde que sejam bastante amplos. Estas aves podem ter tendência para se tornarem obesas, por isso recomenda-se aproveitar o espaço do aviário ou da gaiola, deixando os poleiros o mais afastados quanto possivel, para obrigar os pardais a fazerem algum exercicio.
São aves que aguentam bem as diferenças de temperatura, devido a sua resistência, mas o melhor é proporcionar-lhes um refugio para os períodos nocturnos, uma vez que a geada pode ser prejudicial para estas aves. Uma fonte de aquecimento adicional, ou a transferencia para um ambiente fechado se justifica durante os Invernos mais rigorosos.

A alimentação: dos pardais de Java deve ser feita com uma mistura para aves tropicais, com um suplemento de arroz paddy e trinca de arroz branco. Também se alimentam de outros tipos de alimentos, tais como insectos, painço, sementes, alimentos a base de ovos, e ervas verdes, além de apreciarem o arenito para completar as necessidades digestivas desta ave.


Reprodução:Em relação à criação, os pardais de Java põe entre quatro a seis ovos, que são chocados por um período de treze dias, aproximadamente. O ninho geralmente é construído pelo macho, que utiliza materiais tão diversos como a fibra de coco, talos de ervas, feno e palha.
As crias são alimentadas com insectos variados, sementes, e alimentos à base de ovos, e permanecem sendo alimentadas pelos progenitores até pelo menos dois meses de vida. A plumagem surge depois do primeiro mês, numa fase que ainda não estão completamente prontas para enfrentar a vida sozinhas. A coloração definitiva das penas só é atingida após três meses de nascença. Destaca-se que uma ave saudável desta espécie pode ter várias gestações por ano.


Na minha opinião como criador destas aves desde já digo, são aves muito bonitas, adoram uma banheira, têm um canto muito bonito e quanto a criação são execelentes pais.

8 comentários:

  1. ele e todo cinza todo colorido muinto legal

    ResponderEliminar
  2. cria saber se os pardais de Java crião todo o ano

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,

    Sou criador de algumas espécies de aves e gostaria de saber o o pardal de java é de facil criação e se basta ter um casal numa gaiola de criação com um ninho???

    ResponderEliminar
  4. Sim os pardais de java como pode comprovar tive muita criaçao , tenho fotos no blog e no pc das criaçoes, e no entanto começei só com um casal.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Sou criador de pardais de java e tenho pardais de black head, não sei se conheçe, se conhecer agradeço que me informe qual o valor deles, pois tenho crias novas para venda e queria vender pelo justo valor, obrigado.
    Contacto: acf.fernandes@sapo.pt

    ResponderEliminar
  6. ola boa noite tenho um casal de pardais de java e gostava de saber se há um mês em concreto especial para se reproduzirem

    ResponderEliminar
  7. Boa noite dentro da espécie java existe frisados?????

    ResponderEliminar